quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Laranja Mecânica

Bem, imagino que muitos tenham visto esse filme, outros talvez queiram vê-lo e outros nunca ouviram falar. É natural, uma vez que este clássico ainda hoje é visto como marginal. É pesado? Depende do ponto de vista, afinal, pode-se medir um filme de Stanley Kubrick? Foi um dos melhores filmes que já assisti.

Momento estraga-prazeres:
A história se passa num futuro não tão distante, onde proliferam gangues e descontrole. A sociedade é um misto de anos 60 com jetsons, embora não haja muitas tecnologias como as do desenho. O centro é Alex, um jovem líder de gangue e fã de Beethoven e ultraviolência, que noite após noite pratica atos criminosos e que acabam culminando em duas situações que serão determinantes em seu futuro: a invasão da casa de um escritor e o estupro de sua mulher e a invasão da casa de uma mulher que, sinceramente falando, não faço a mínima do que ela fazia. O engraçado dessa parte é que ela é morta por um pênis de cera gigante (?!) pelo Alex que em seguida é traído pelos amigos e é preso. Na prisão ele, através de muita bajulação, ele consegue se inscrever para um programa que promete curar criminosos.
De certa forma funciona porque ele a partir daí só se ferra, pois, já que não consegue recorrer aos impulsos que o movia, ele se torna vítima de outros, como de seus antigos comparsas, agora policiais, e do escritor que tenta induzi-lo ao suicídio. No hospital, enquanto se recupera, eles fazem o promagra ao inverso para traze-lo ao normal.
Há o de praxe: o 1º ministro faz uma visita, aparece com ele para fotografias e promete um bom emprego e salário razoável, já que precisava levantar a imagem do partido, que apoiara o programa. Dá a entender que o partido planeja um golpe político.

Pois bem, esse filme não tem todas aquelas inovaçãoes tecnológicas que se tem hoje em dia. Pra falar a verdade é bem simples, embora, meu amigo, te garanto que se você pegar uma câmera e tentar refilmá-lo, não vai conseguir.
O filme foi fruto de sua época e do sentimento que o diretor sentiu ao ter contato com o livro que o inspirou. E sem dúvida, teve muito do ator que interpretou Alex. O que poderia ser este jovem, essa mente deturpada, mal-criada, sem outra perspectiva na vida senão encontrar prazer na desgraça e sofrimento do outro? Será que é uma resposta ao comportamento desordenado dos jovens de atualmente, a exemplo dos pitboys que rondam as noites (vide filhinhos de papai que surraram uma empregada doméstica na barra há algum tempo) ? Acho eu que foi muito bem realizado.
Claro que os méritos do filme estão além da história: a fotografia e imagem são boas, assim como os diálogos (muito originais), as músicas (quase sempre a nona de beethoven), as atuações e os ligeiros toques de surrealismo que tornam a ficção próxima à realidade. Sem dúvida, esse filme merece estar na prateleira de todos (maiores de 18 anos, segundo a classificação atual).

abraços libertários

5 pessoas leram!:

Juliana Oliveira disse...

- Hey rapaz vc sumiu! Eu tbm hahaha, mas vc nem imagina o quanto tenho estudado. Muito
apareça
bjoooos

Söf!@ disse...

Oi oi!
Obrigado por mais uma vez comentares o meu blog :) E pelas palavras amáveis que lá deixas sempre.
E sim, acertaste, sou de "terras lusas" como disseste :P
Ainda ñ tinha dado para reparar?
Pensei que houvesse mais diferenças evidentes na escrita :)
Mas bem, de qq forma ainda bem que por mais que hajam diferenças, elas ñ nos impedem de conseguirmos comunicar e fazer-nos entender mutuamente... pq isso é o mais importante ;)
Tudo de bom *** Bom Natal e Votos de um Excelente Ano Novo 2010 ***

João Fábio disse...

Olá, cara apesar de ter um blog desdo ano passado eu aproveito muito pouco para xeretar no dos outros, gostei muito mesmo do que vc anda colocando aqui. Obrigado por comentar em uma crônica minha quando estava começando, achei legal da sua parte.
Cara se você morar por sampa dê um toque, porque fazemos parte de um grupo de movimentos anarquistas que apesar de não vir mais de 80 pessoas nos encontros e movimentos vale bem a pena. Abração.

Juliana Oliveira disse...

- Vou tentar aparecer. É, que por conta de provas nem tenho dado o ar da graça. RSRSRS
Vc nem pode flar nada, tbm sumiu. Confesso, tenho que me dedicar mais ao fotolog e assim que passar as provas, trabalhar. Então, o blog pode virar o meu segundo trabalho
rs
Abraços literários
de notícias

Gaby Soncini disse...

Já ouvi falar sobre esse filme algumas vezes e sempre bateu a curiosidade logo pelo nome, mas confesso que nunca fui procurar assistir, gostei muito do modo que retratou ele, nos deu um pouco do filme e deixou aquela vontade de ver e analisar.

Grande Beijo.